Gerente de E-commerce – Qual o seu papel e atribuições

O gerente de e-commerce desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma loja, portanto seja para contratar ou para quem deseja seguir carreira nesta área, é necessário conhecer bem qual o seu papel e suas atribuições.

A internet, o comércio eletrônico e o marketing digital trouxeram às posições de destaque jovens profissionais que se desvincularam da triste rotina da mera extração de dados gerenciais e planilhas retrógradas para dar lugar à incessante busca de novas informações, metodologias e ações inovadoras

Estes profissionais estão sempre no olho do furacão do ambiente digital, deixando de ser meros robôs analíticos, mas trabalhando e compreendendo os números de maneira humana e criativa.

Este artigo tem a mera intenção de trazer noções que façam pensar e não que venha vaticinar uma palavra final que, cá para nós, jamais existirá no mundo dos negócios online.

Partindo dessa premissa é imperativo afirmar que do estagiário ao presidente, das sempre simpáticas moças da limpeza aos especialistas em tecnologia, todas as informações são importantes. Para que isso ocorra, é imprescindível a habilidade e conhecimento do Gerente de E-Commerce em coletar os dados e explorar as informações.

No entanto, de posse delas, é preciso tornar a tomada de decisões mais precisa, cada vez mais próximo do planejamento e do conceito e milhas e milhas distante do próprio ego ou gosto pessoal travestidos de feeling.

Organizando as informações no e-commerce

A qualidade da hierarquização do conteúdo, bem como da usabilidade e experiência oferecidas ao usuário, tudo tem influência decisiva nos resultados online.

Caso um funil de compra seja de difícil compreensão, automaticamente aumentará a taxa de abandono do seu carrinho.

Esse tipo de comportamento é de fácil identificação através da correta utilização de ferramentas de análise como o Google Analytics, Predicta ou Adobe Omniture, por exemplo. Essas ferramentas de web análise nos ajudam a entender este processos.

É importante verificar que, o excesso de recursos técnicos e a quantidade avassaladora de tecnologias embutidas em ferramentas gratuitas de considerável simplicidade na utilização, resultam em um soterramento de dados e uma incontida ansiedade de aferir tantos itens quanto possível.

Na verdade, o gestor de e-commerce deve escolher poucos dados de preponderante relevância para serem mensurados e comparados – KPI. Posteriormente, caso haja necessidade, realizar sutis e pertinentes modificações neste processo.

Há de se evitar, também, tratar cada peça como uma só. Banners, E-Mail Marketing, Campanhas, Search Engine Optimization, Search Engine Marketing e imersão em Redes Sociais têm métricas e conversões específicas que devem ser planejadas e parametrizadas de maneira independente, cada qual de acordo com sua própria estratégia.

A visão do gerente de e-commerce deve ser global

Não é pela óbvia necessidade de vender que o gerente de uma loja virtual tem que se preocupar tão somente em oferecer ao seu cliente ofertas imperdíveis, promoções inacreditáveis, infindáveis parcelamentos e frete grátis.

O cliente online é exigente e permite poucas falhas. No entanto, existem estratégias que podem tornar o e-commerce mais amigável, como por exemplo, as inúmeras formas de prestar serviços ao cliente, e para isso, as mais diversas formas de interações com as mídias sociais.

Também existe a responsabilidade da infra estrutura tecnológica. O gerente de e-commerce deve saber escolher a melhor tecnologia de vendas disponível para adaptar-se ao seu modelo de negócio bem como a segurança e certificações para as transações online em comércio eletrônico.

Além disso, é também uma das atribuições de um gerente de e-commerce, a questão da logística, que consiste em acompanhar do controle de estoque e das operações, à expedição e ao pós-venda, seja como forma de prestar um serviço melhor ao cliente, seja na política de trocas e pronta solução de eventuais problemas que possam surgir.

As funções de um gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce tem a função de aumentar o número de visitas do site e cuidar para que essas visitas sejam qualificadas, aumentando consequentemente a taxa de conversão das suas diversas estratégias.

Acompanhar da oferta à expedição dos produtos certos para o cliente certo (relevância é o nome do jogo) e o compromisso com a total satisfação de quem realiza a compra, fidelizando-o a ponto desse mesmo cliente além de tornar a comprar em seu site, ser o próximo embaixador de sua loja virtual.

Publicado originalmente no portal Guia de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui