Como abrir um Pet Shop – Confira nossas dicas

Para aqueles que estão em busca de saber como abrir um pet shop, nossa equipe realizou uma pesquisa e traz neste artigo um roteiro completo para lhe ajudar neste desafio, em um mercado em franca expansão no Brasil, apesar da crise.

Se você adora animais, gosta de estar em contato com bichinhos, é veterinário ou conhece algum, que tal montar um pet shop? É um mercado em expansão e hoje em dia tem cada vez mais pessoas com animais em casa, precisando de cuidados e alimentação.

O crescimento neste segmento está acima de 20% ao ano e o Brasil é um dos grandes consumidores deste mercado.

O mercado de pet shops no Brasil

O mercado pet no Brasil é gigantesco e por isso, se você está querendo saber como abrir um pet shop, podemos adiantar que as perspectivas do negócio são muito boas. O Brasil tem a segunda maior população mundial de cães e gatos. São aproximadamente 30 milhões de cães, 15 milhões de gatos, 5 milhões de pássaros e, ainda, 800 mil aquários.

A população de animais de estimação cresce na mesma proporção do número de pessoas nas grandes metrópoles e o mercado brasileiro já é o segundo maior do mundo, superado apenas pelo mercado americano.

No Brasil são aproximadamente 100.000 pontos de venda e ainda há espaço para mais empresas no segmento segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet.

O que você pode oferecer em um pet shop

Para quem esta querendo saber como abrir um pet shop, nossa primeira dica é definir com antecedência, que tipo de serviços e produtos você irá oferecer.

Um pet shop pode oferecer vários tipos de serviços, como banho e tosa, medicamentos, vários tipos de ração, acessórios para os animais, atendimento médico veterinário para os pets além da venda de animais.

Segundo o Decreto nº 40.400/95, a definição de um pet shop é uma loja destinada ao comércio de produtos de uso veterinário e de animais, onde também pode ser oferecido o serviço de banho e a tosa dos pets.

Se você estiver pensando em abrir um pet shop em São Paulo, a coisa muda de figura, pois a legislação paulista prevê que medicamentos não podem ser comercializados nesse tipo de loja.

Outro ponto importante para quem quer montar um pet shop é que se você deseja vender ou doar qualquer animal de estimação, deve inscrever sua loja no Cadastro Municipal de Comércio de Animais – CMCA, e possuir um médico veterinário sempre à disposição.

Planejamento e pesquisa para montar um pet shop

Outra dica para que quer saber como abrir um pet shop é pesquisar muito e se especializar antes de montar seu negócio. O primeiro passo é buscar o máximo de informações possíveis. Existe uma publicação do SEBRAE-MG sobre como abrir um um pet shop, muito interessante, que você pode baixar clicando aqui.

Para iniciar este negócio, você vai precisar se planejar e montar um plano de negócios. Vai exigir dedicação, estudar sobre o assunto, conhecer as normas e leis do conselho de medicina veterinária, pesquisar e conhecer os seus concorrentes.

Uma boa opção para isso é fazer o curso do CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina o passo a passo para quem deseja montar um pet shop. Para saber detalhes do curso, clique aqui.

Escolha do local para abrir um pet shop

Um outro segredo para quem deseja saber como montar um pet shop é escolher com muito cuidado o imóvel para estabelecer o seu negócio. Antes de alugar ou adquirir um imóvel para abrir um pet shop, é essencial que fique de olho em alguns pontos críticos como:

  • Um dos itens fundamentais para quem vai escolher um imóvel para estabelecer o seu negócio é a localização, e no segmento de pet shops não é diferente. O as 3 principais imóvel precisa estar localizado em um ponto de fácil acesso, boa visibilidade e fluxo de transeuntes
  • Verifique junto a prefeitura se dentro do plano de zoneamento da cidade, essa atividade é permitida no local escolhido
  • Certifique-se de que o imóvel tenha espaço suficiente para todas as instalações, não só comercial como também de apoio como canis e outras
  • Busque por locais de fácil acesso e vagas para estacionamento de pelo menos três carros, um grande diferencial neste tipo de negócio
  • Confira se a vizinhança se enquadra no público-alvo definido em seu planejamento

A área média para instalação de um pet shop gira em torno de 200 a 300 m2 e o valor do aluguel vai depender muito da sua localização, mas existe uma regra básica de que o aluguel nunca deve ser maior que 15% do faturamento, para que possamos manter as contas equilibradas.

Para quem está querendo saber como abrir um pet shop de sucesso ai vai uma dica em relação à localização. Bairros residenciais, com um grande número de prédio e casas são os mais indicados para esse tipo de negócio.

Se você conseguir uma localização com essas características e um valor de aluguel que seja compatível com a estrutura do negócio, já é meio caminho andado para o sucesso!

Formalização e registro do seu Pet Shop

Outra dica importante para quem deseja saber como abrir um pet shop diz respeito à formalização do negócio, um item sensível neste caso.

Quando você já estiver com tudo pronto, plano de negócios, material e local escolhido, é hora de partir para a formalização da empresa e suas instalação.

Seguindo a sua pesquisa sobre licenças necessárias para esse tipo de atividade, procure os órgãos de fiscalização e dê entrada nos pedidos de alvará, licenças especiais e todo tipo de documentação para iniciar suas atividades.

Como tudo que depende do governo no Brasil, esse será um processo demorado, mas não caia na tentação de começar antes de ter essas licenças, pois um pet shop interditado não é apenas caso de fechar e depois aguardar. Você terá vidas lá dentro.

Escolhendo os fornecedores para o seu pet shop

Um ponto importante para quem está querendo montar um pet shop é a questão dos fornecedores. Para isso, antes de tudo você precisa fazer uma pesquisa de mercado e identificar quais são as marcas preferidas pelo público.

É preciso entrar em contato com esses fornecedores e sondar sobre condições de pagamento, prazos de entrega, pedido mínimo e outros fatores que influenciam na composição de preços.

Para quem quer saber como montar um pet shop é necessário deixar claro que seu mix de produtos não se restringe a rações. Existe uma série de produtos complementares, como coleiras, camas, bebedouros, brinquedos, potes para alimentação e petiscos.

Se você for prestar o serviço de veterinário é importante lembrar que também terá que investir nessa parte do negócio, como a alocação de um lugar específico para esse tipo de atendimento e aquisição de equipamentos específicos para este serviço.

É preciso estar atento também aos equipamentos de banho e tosa, como máquinas de tosa, secadores, escovas para pentear os pelos, mesas, armários e balcões. Além desses equipamentos você precisará também investir no equipamento e mobiliário da própria loja.

Faça do atendimento um de seus diferenciais

Um dos fatores de fidelização de clientes é justamente a qualidade do atendimento, por isso, foque nele para criar um diferencial para o seu negócio. Uma das principais dicas para quem quer saber como abrir um pet shop, é investir pesado em atendimento.

O setor pet tem uma carga muito grande de amor e afeição, por isso carinho e cuidado com os animais é fundamental para a criação de uma boa clientela, fiel e satisfeita, que irá funcionar como sua mais eficiente ferramenta de marketing.

Agora que você já tem nossas dicas de como abrir um pet shop, é apenas uma questão de fazer suas pesquisas e botar a mão na massa para faturar alto nesse mercado.

Fonte: Portal Empreendedores Web

CPT - Centro de Produções Técnicas

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